XO: O notebook de cem dólares

23, janeiro, 2008 at 9:30 am Deixe um comentário

Decidi prestar uma homenagem ao OLPC (One Laptop per Child) e contar um pouco sobre esse projeto. Como isso acontece fora do Brasil, muita gente não está bem informada a respeito, então, esse vai ser um post bem básico.

Resumindo: Nicholas Negroponte fundou uma ONG, chamada One Laptop per Child, cuja missão é promover a educação através da informática em todas as partes do mundo. Para isso, ele idealizou um computador portátil, batizado de XO que deveria custar US$100 e que permitiria que qualquer criança no planeta tivesse acesso à tecnologia. Segundo Negroponte, em uma das suas frases inspiradas, “É um projeto de educação, não é o projeto de um laptop”.

Sem contar o aspecto social do projeto, a tecnologia do aparelho já é de encher os olhos.

O processador é um AMD de 433Mhz. O interessante é que não há disco rígido. Como uma das premissas do projeto é que o equipamento seja robusto, as partes móveis foram suprimidas. Um flash drive de 1Gb faz as vezes de disco. O micro ainda tem 256Mb de memória. A tela é fantástica: 7,5 polegadas com a incrível resolução de 1200×900 pixels (acima de um notebook “normal”), resultando em uma densidade de 200 pontos por polegada. Além disso, a tela possui um modo monocromático para poupar energia e ter maior visibilidade em ambientes externos (pois faz parte do projeto a idéia de que o equipamento sirva de suporte para comunidades que não têm salas de aula fechadas).

A placa de rede é interessantíssima: além de ter um alcance maior que as placas dos outros computadores, ela suporta o protocolo 802.11s (Mesh), novidade sensacional. Com ela, os micros entram em rede permitindo compartilhamento de recursos. Um laptop no meio do caminho, mesmo desligado, serve de ponte para que outros dois possam se conectar. Ou seja, se um micro tem conexão à internet, outros que estejam em rede podem navegar juntos. Da mesma forma, podem desenhar juntos, escrever juntos. Um convite à integração.

A interface redefine a metáfora atual que temos de uso de um computador. É totalmente diferente e intuitiva. É gráfica, para que mesmo quem não sabe ler ainda possa usar e  permite visualizar os laptops em rede para saber quem está trabalhando junto em alguma tarefa. É possível navegar na internet e inserir comentários junto com outros usuários.

Quanto ao consumo de energia, o XO consome menos de 2W, um décimo de um notebook normal. O consumo de energia é considerado crítico, pois o projeto prevê que ele possa ser usado onde não exista eletricidade. Para isso, Negroponte idealizou uma manivela para permitir recarregar a bateria mecanicamente. A manivela ainda não foi viabilizada, mas o projeto persegue uma forma alternativa de energia para o equipamento.

Nos atuais níveis de produção, o custo do XO ainda não atingiu os US$100, está no dobro disso. No site do projeto é possível doar o equipamento para alguém em alguma região alvo do projeto (você pode escolher o lugar para onde vai a sua doação) usando Paypall.

Dificilmente se vê uma iniciativa tão comovente, bem intencionada, inovadora e promissora como o OLPC. Se você não pode contribuir, pelo menos visite o site. No mínimo você vai ver o mundo com outros olhos.

Anúncios

Entry filed under: Governo, Tecnologia. Tags: , , , , , .

Canção de Ninar MacBook Air: sonho de consumo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Cadê o texto que eu vi aquele dia?

janeiro 2008
S T Q Q S S D
« nov   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Alguns links....

RSS Um pouco de tudo

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Feeds

Blog Stats

  • 36,670 hits

%d blogueiros gostam disto: