e-lixo: o que fazer com os computadores velhos

12, novembro, 2007 at 10:43 am 1 comentário

Hoje em dia, nossos computadores duram cada vez menos. Novos softwares exigem mais hardware e, quando o upgrade não resolve acabamos por trocar o micro por um novo. Segundo a Intel, em reportagem no IDGNow!, este ano serão vendidos 9,3 milhões de computadores no Brasil, um crescimento de quase 40% em relação a 2006.

Esse movimento gera uma quantidade enorme de computadores usados que às vezes consegue-se vender ou doar mas, em muitos casos, acaba no lixo. O problema é que esse tipo de resíduo, que já começa a ser chamado de e-lixo, é rico em metais pesados e outras substâncias nocivas. Para se ter uma idéia dessa relação, estima-se que nos EUA, o e-lixo representa 2% de todo o lixo gerado e 70% do lixo tóxico.

Para amenizar esse problema, em muitos países a responsabilidade pela reciclagem desses materiais é atribuída aos fabricantes. Por aqui, apenas pilhas e baterias possuem uma legislação que regulamente o seu descarte. Apesar disso, algumas empresas, como IBM e Dell criaram programas para retirar computadores usados e promover a sua reciclagem. São ainda iniciativas tímidas. Se você comprar um computador da Dell lá fora, no final do formulário existe uma opção “retirar meu computador usado”.

Bom, mas e você que tem um computador encostado, que talvez não seja Dell ou IBM e não sabe o que fazer com ele? Provavelmente não quer vê-lo indo parar em um lixão. A saída é o Cempre, Compromisso Empresarial para Reciclagem. O Cempre é uma iniciativa de diversas empresas como Alcoa, Coca-Cola, Carrefour, Sadia, Unilever etc. para promover a reciclagem. Além de ensinar as cores e símbolos ligados à reciclagem, faz treinamentos de conscientização, disponibiliza manuais e cartilhas para crianças, informa preços de materiais reciclados e disponibiliza informações detalhadas sobre a reciclagem de vários tipos de resíduos. Ah… e divulga a lista das cooperativas que reciclam equipamentos eletroeletrônicos.

Então, antes de colocar seu computador velho em um saco preto na porta de casa, acesse o site do Cempre e encontre a cooperativa mais próxima. O planeta agradece.

Entry filed under: Meio ambiente, Negócios, Tecnologia. Tags: , , , , , , , , .

Flock, o browser da Web 2.0 O banco da sua vida no celular

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Cadê o texto que eu vi aquele dia?

novembro 2007
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Alguns links....

RSS Um pouco de tudo

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Feeds

Blog Stats

  • 37.244 hits