A saga para vender um carro usado

4, julho, 2007 at 7:08 pm 11 comentários

Vender um carro usado está mais difícil. Teoricamente mais seguro, mas certamente mais confuso. A PORTARIA DETRAN Nº 2000, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006 e a Resolução CONTRAN n° 199, de 25 de agosto de 2006 determinam que agora, além do decalque do chassis, é necessário decalque do número do motor do veículo. O conceito é perfeito. O Detran tem um cadastro da numeração do motor e daí basta verificar se a numeração bate para inibir o comércio de motores adquiridos de forma ilícita.

Mas daí chegam as complicações…

1. Na maioria dos carros, não é possível tirar um decalque do motor. A legislação pensou nisso e permite que, ao invés de decalque, seja fornecida foto da numeração.

2. Nem todos os motores têm a numeração acessível ou padronizada. Talvez dois carros do mesmo ano e modelo tenham a numeração do motor gravada em locais diferentes. Hummm… Pode dar trabalho achar a gravação sozinho (no meu caso foi preciso levantar o carro e usar uma lanterna).

3. E para alguns carros, você precisa tirar o filtro de ar para acessar a tal numeração.

4. Pior ainda: tem gente que não acha a numeração do seu motor. No Google existem milhares de mensagens de pessoas desesperadas.

5. Carros mais antigos simplesmente não têm numeração. Nesse caso, você pode fazer uma declaração de próprio punho (veja) se responsabilizando pela origem do motor e o Detran vai determinar que seja feita uma gravação nova.

6. Em alguns casos a numeração do motor não bate com o cadastro do Detran, ainda que você tenha certeza que o motor é original. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a montadora (através do 0800) e solicitar uma carta-laudo que contém a numeração original do motor do carro.

7. Em outros casos (esse foi o meu) a numeração está perfeita, mas o padrão de gravação não bate. A concessionária para a qual eu estou vendendo o carro indicou uma empresa para fazer a perícia que chegou à conclusão que a gravação não era original. A gravação do meu carro deveria ser em pontos (primeira foto abaixo) e a do meu carro é reta (segunda foto). Foi uma briga para conseguir que alterassem o laudo para “aprovado”.

Hoje, antes de vender o carro, é importante verificar se a numeração do motor está OK, sob risco de não conseguir entregar o carro. Antes era só ir ao cartório assinar o documento. Agora, a venda pode dar uma dor de cabeça e, na maioria dos casos, não por culpa do proprietário. E prepare-se para gastar de R$30 a R$100 para conseguir a foto, provavelmente com um laudo que você não faz a menor questão de tirar.
ponto.jpg

traco.jpg

Entry filed under: Carros, Governo, Opiniões. Tags: .

Quando o iPhone for desbloqueado Rafaela e Cezar

11 Comentários Add your own

  • 1. André Goes  |  29, fevereiro, 2008 às 10:27 am

    Tenho um Ford KA 2002 e estou passando pelo mesmo problema. E não consigo resolver.

    Resposta
  • 2. rnaddeo  |  29, fevereiro, 2008 às 12:16 pm

    André,
    se o teu problema é o mesmo que o meu, nada no Detran impede o licenciamento. O meu problema é que a concessionária exigia o laudo e a empresa que faz o laudo diz que a gravação estava fora do padrão. Mas antes dessa lei, as montadoras não tinham um controle rígido do padrão de gravação. Para mim, deu certo porque eu falei que conversei no Detran, na Ford e que não tinha nada errado. A contragosto fizeram o laudo aprovando. Mas tem que ficar no pé…

    Resposta
  • 3. Eduardo  |  6, maio, 2008 às 1:16 pm

    Eu tenho um Fiesta 97 e estou com esse problema para localizar o número do motor. Você sabe onde tem um lugar que tira essa foto?

    Resposta
  • 4. rnaddeo  |  6, maio, 2008 às 7:22 pm

    Olá, Eduardo! No caso que eu conto nesse post, eu levei o meu na Supervisão. http://www.supervisao.com

    Resposta
  • 5. marcelo  |  27, maio, 2008 às 6:26 am

    ola tenho um gol 92 modelo 93 ele é motor cht nesse caso a numeração do motor é uma chata de aluminio mas essa chapa nao tem mais, nao sei se caiu , ou se tiraram na oficina mecanica e agora nao consigo transferir o carro para o meu nome. o que devo fazer?

    Resposta
  • 6. Daniel  |  18, agosto, 2008 às 9:08 am

    Sem Dúvida a melhor forma de comprar um carro e não ter dor de cabeça é verificar a numeração antes.
    Portal MegaCar – Classificados de veículos

    Resposta
  • 7. Celso  |  26, maio, 2009 às 12:19 am

    Boa noite!!!
    Estou comprando um fusca e a numeração é visível como devo proceder antes de comprar? desde já agradeço…

    Resposta
  • 8. claudia  |  16, julho, 2009 às 4:43 pm

    No meu caso com o carro da Ford a empresa supervisão reprovou alegando marcas de lixa e ranhuras no local da gravação, o nº bate e está dentro do padrão.
    Solicitei a Ford um laudo e a mesma indica que o padrão de gravação está correto e que estas ranhuras são normais.
    Temos que na verdade começar processar estas empresas de vistoria para que elas antes de reprovarem um veiculo, façam a checagem com a montadora. Tive um prejuizo enorme com este caso.

    Resposta
  • 9. Alexandre Almeida  |  28, julho, 2009 às 3:44 pm

    Eu tive o mesmo problema com a empresa – supervisão: Tipo de gravação fora do padrão habitual do fabricante. Ainda não consegui solucionar e descobrir onde está o problema. Conto aqui os acontecimentos.

    Grato.

    Resposta
  • 10. jessica  |  7, dezembro, 2009 às 7:49 am

    Oiii teno um ford Ka 97/98 e ninguem acha o numero do motor, ja tentei ligar pra ford e até agora nada…. to desesperada pq nao consigo passar o carro pro meu nome…
    O que devo fazer?!
    Comprei da primeira dona e ela me diz que nunca o motor foi trocado…

    Resposta
    • 11. Claudia  |  10, dezembro, 2009 às 9:11 am

      Eu reclamei atraves do canal direto do site http://www2.uol.com.br/bestcars/bestcars.htm atraves deste canal a Ford me deu retorno sobre o problema, tudo bem que no meu caso eram marcas de lixa e ranhuras na base do numero do motor.

      Resposta

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Cadê o texto que eu vi aquele dia?

julho 2007
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Alguns links....

RSS Um pouco de tudo

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Feeds

Blog Stats

  • 34,574 hits

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

